Pesquisar este blog

Não se esqueçam de assinar os comentários, ok?

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Matrix

Galera do grupo de estudos, postem aqui os comentários que quiserem sobre o filme!! Suas impressões serão o início das nossas discussões, certo?

Abraços.

20 comentários:

  1. O FILME ME DEIXOU INTRIGADA. Será que a gente não vive em uma Matrix? ACREDITANDO QUE TUDO ISSO É REAL, VERDADEIRO. AS PESSOAS CRIARAM UMA ZONA DE CONFORTO E O MEDO É MAIOR DO QUE A VONTADE DE SABER A VERDADE, ELAS PREFEREM VIVER ACHANDO QUE TUDO É LINDO E PERFEITO, AO INVÉS DE ACORDAREM E ENFRENTAREM ESSE MUNDO PODRE ONDE NÃO EXISTEM PESSOAS PERFEITAS.
    A TELEVISÃO PODE SER UMA MATRIX , ELA NOS FAZ ACREDITAR EM CADA COISA, E AS PESSOAS ACEITAM TUDO ISSO.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que a vida é uma Matrix, porém não para todos. Ainda têm uns que se libertam e outros em processo de libertação. Já que você citou a TV, você assiste TV, Mayara? Consegue perceber o que está por trás de cada notícia, o sentido capitalista do negócio? Falar que a maioria das pessoas vivem em uma Matrix é muito fácil, difícil é você não viver também. E se a TV já é uma Matrix.. A vida.. Enxergar a Matrix como você diz é fácil, falar da zona de conforto também. As pessoas não têm medo da verdade, NÓS temos, se libertar desse medo requer coragem. E ainda que nos libertemos, não sabemos todas as verdades e nunca vamos saber. A parte da verdade que nós sabemos já é sufieciente para encomodar, porém não é o todo. Talvez o todo fizesse a gente preferir viver na Matrix também, isso também pode ser um motivo pras pessoas preferirem viver nela,sei lá, tem muita coisa envolvida. Então, você enfrenta esse mundo podre ou só está aqui falando? Fazer a informação chegar até outras pessoas é uma coisa, claro que ajuda, mas enfrentar é o passo principal. A minha pergunta é:
    Quantos passos você já deu?

    ResponderExcluir
  3. Vamos pensar o seguinte: e se o poder for justamente a informação de que você falou, Karina?
    Pensem que vivemos numa era em que a informação é rápida e pouco eficaz, afinal excesso de informação muitas vezes é informação nenhuma, já que ela simplesmente passa sem ser processada. O ponto principal disso tudo é: as pessoas aceitam tudo; porém "as pessoas" somos nós.
    Ampliando a pergunta, quantos passos são necessários para chegar ao passo principal? e como saber que chegamos a ele?

    Que caminhos vocês escolheram?
    ou
    Que caminhos vocês realmente estão dispostos a trilhar?

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Karina, e eu me incluo "nessas pessoas que pessoas que preferem o que é mais fácil" porque realmente é mais fácil, é mais cômodo, você não se sente impotente. Eu sei que nada disso é perfeito, mas saber a verdade muitas vezes dói, talvez eu seja uma fraca por não querer ver a verdade, ela tá aí na minha cara e é como se ela se aproximasse e eu fugisse de medo. E esse medo... que me impede de fazer tantas coisas, de dizer coisas. Ele me empede de enfrentar o mundo, de dá a cara a tapa e ser rejeitada. A cada passo que eu der sempre terá algo que irá me fazer voltar dois.

    ResponderExcluir
  5. Assim como Morpheus acreditou que Neo era o escolhido , nós criamos Ídolos, Religião, adoramos os ricos e famosos como se fossem seres superiores, pois temos buracos na vida que precisamos preencher, não estou dizendo que eles não são reais, mas acreditamos porque temos fé ou por necessidade? Também temos o escolhido, mas eu não fiz essa escolha, ela foi imposta a mim como o que é certo e se eu ousar discordar irei arder no fogo do inferno. Agora eu tenho mais noção das coisas e mesmo assim não é o bastante, se eu discordo ou critico, faço isso calada. Eis aí o medo novamente.

    ResponderExcluir
  6. ah eu concordo em partes com as duas a TV está sim por traz da Matrix, sempre nos manipulando e realmente nos mostrando coisas perfeita que nos fazem acreditar naquilo que não somos...mas também pra mim há uma outra coisa por trás da Matrix: a religião,daí surge um assunto polêmico e essa polêmica toda pra mim é mais um exemplos de nós vivemos em uma Matrix, onde as pessoas acreditam cegamente que todos os problemas do mundo são resolvidos entregando tudo na mão de deus.as pessoas erram erram e depois entregam tudo na mão de quem?esse deus que as pessoas tanto falam pra mim é um objeto de manipulação onde as pessoas mais espertas usam-o para conseguir muitos beneficios a si

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu estava esperando ter mais comentários antes de intervir, mas peço uma coisa: NÃO COLOQUEM COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. Se vocês não têm conta no Google, é só assinar o post depois de terminá-lo. Afinal, não dá pra responder se a gente não sabe pra quem, não é?

    Então, peço pra quem postou o último comentário se identificar pra continuarmos a discussão.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. fui eu prof,não e xinga mas sei lá ficou um pouco pesado falar de religião
    by:larissa

    ResponderExcluir
  9. Não tem problema nenhum falar em religião. Afinal, se a gente for colocar panos quentes em tudo, não se tem uma boa discussão...

    Postem o que vocês pensarem, sem medo de discordar dos colegas ou de mim. Isso só irá enriquecer.

    E estou aguardando os comentários dos demais. Vamos lá, galera, coragem!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Em relação a quantos e quais são os passos que precisamos dar para chegar ao passo principal, na minha opinião o primeiro, e um dos mais importantes, é sabermos criticar, pois é criticando que conseguiremos diferenciar o verdadeiro do que a mídia nos impõe. Mas para isso é preciso coragem para encarar a verdade encoberta pela mídia, se continuarmos querendo apenas o mais fácil, podemos até saber criticar, mas, não teremos coragem para enfrentar a realidade, assim, deixando a parte que realmente interessa, o que existe além da matrix, de lado, fingindo que não é nada.

    ResponderExcluir
  11. Estou adorando as discussões daqui e deixo uma pergunta pra ser refletida (quem sabe respondida)na quinta: O que é real?

    ResponderExcluir
  12. Pra mim é quase impossível saber o que é real pois nós estamos em um mundo que o real é aquilo que as pessoas querem acreditar.Ainda não nasceu ninguém que seja capaz de desvendar o que realmente é a realidade.E pelo jeito que o mundo está vai demorar muito, pois as pessoas estão se adaptando cada vez mais e mais nesse mundo,que é o mundo que elas querem...

    ResponderExcluir
  13. "Afirmo que o bem-estar da humanidade não precisa de um novo tipo de ser humano. Tudo o que é preciso é agirmos responsavelmente em nossa condição de seres humanos, isto é, conscientes de nossos desejos, das conseqüências de nossas ações, e sem a apropriação da verdade." (Humberto Maturana)

    ResponderExcluir
  14. Eu já acho que não temos que esperar ninguém nascer para descobrirmos se o nosso mundo é real ou não. Somos capazes de fazer isso, só basta querer.

    por: Loren

    ResponderExcluir
  15. tá!mas eae?depois que nós queremos nós fazemos o que?

    ResponderExcluir
  16. Depois de querer é só fazer. O quê? Ninguém sabe. O mundo não nos dá todas as respostas ele da a chance de cada um descobrir as respostas para as nossas perguntas. Se você quer fazer alguma coisa pra mudar a realidade que você vive corra a trás, uma hora você vai saber o que fazer.

    Loren

    ResponderExcluir
  17. Se o mundo não nos da todas as respostas, e sim chances para cada um descobrir as respostas de suas PRÓPRIAS perguntas, então certamente ele não vai nos dar a resposta do que é real, e sim a chance de VOCÊ alcançar aquilo que é certo para você.Sendo assim,a resposta encontrada por você não será a mesma resposta encontra por mim

    ResponderExcluir
  18. Exatamente, então corra atras das respostas para as suas perguntas.

    Loren

    ResponderExcluir
  19. É claro que as respostas não serão as mesmas, elas não devem ser. Pois não seriam respostas encontradas por cada pessoa e sim o que o outro disse e eu apenas concordo. O mundo nos dá as perguntas, elas certamente são mais importantes do que as respostas,elas nos levam a PENSAR, CRITICAR( é o que se supõe)essa realidade ou o quer que isso seja. As respostas estão aí(um exemplo, livros te autoajuda, as pessoas buscam conforto, respostas e blá blá blá...), são dadas a todo momento, e nós aceitamos essas respostas, então quando serão as nossas respostas?

    ResponderExcluir
  20. Galera, fiquei muito orgulhoso de vocês por tudo que vocês disseram - não pelo fato de terem chegado a uma resposta inequívoca, mas por iniciarem essa busca. No blog, a discussão se encerra aqui, mas esse é um caminho que, uma vez iniciado, nunca acaba. Me orgulho justamente por vocês mostrarem essa disposição para pensarem, criticarem, serem vocês mesmos, independentes de manipulações ou verdades inabaláveis.

    Espero sinceramente que esse tipo de conversa continue, nas outras salas de aula em que vocês estiverem, entre as pessoas que entrarem em suas vidas, em blogs e redes sociais, e espero poder fazer parte disso.

    Não se confortem nunca. Não se acomodem. Não aceitem soluções fáceis. A vida é complexa demais para minimizar.

    Acreditem no conhecimento.

    Acreditem em vocês mesmos.

    Força sempre.

    Abraços.

    ResponderExcluir